A Prefeitura de Linhares anunciou que vai iniciar, a partir de janeiro de 2026, uma força-tarefa de higienização e retirada de fios inutilizados nos postes de energia do município. A ação foi definida durante uma reunião realizada na última segunda-feira (1º), com a participação da EDP, e que envolverá empresas de internet, telefonia, TV e demais serviços que utilizam a infraestrutura compartilhada.
O encontro marcou o início de uma iniciativa considerada inédita na cidade, segundo o prefeito Lucas Scaramussa. Ele afirmou que as empresas privadas terão participação direta na catalogação, limpeza e remoção dos cabos que hoje compõem o emaranhado visível em diversas vias, causando poluição visual e, em alguns casos, representando risco ao trânsito.
“O trabalho vai começar pelas ruas do Centro e, depois, seguirá para os bairros. Primeiro faremos todas as paralelas à BR-101 e, na sequência, as transversais, tanto ruas quanto avenidas. Logo vocês verão essa ação em prática”, comentou o prefeito nas redes sociais.
PROGRAMA FEDERAL REFORÇA DIRETRIZES
A organização da fiação em postes tem ganhado atenção nacional. Em 2023, os Ministérios das Comunicações e de Minas e Energia lançaram o programa Poste Legal, criado para regulamentar o compartilhamento de postes utilizados por distribuidoras de energia e empresas de telecomunicações em todo o país.
Entre os principais objetivos do programa estão garantir a conformidade da ocupação dos postes, melhorar a organização urbana e reduzir riscos de acidentes envolvendo pessoas, infraestrutura e meio ambiente.
RESPONSABILIDADE MUNICIPAL E INICIATIVAS LOCAIS
Apesar das diretrizes federais, cabe às Prefeituras a responsabilidade pelo ordenamento local, seja por meio de ações conjuntas com a iniciativa privada ou com criação de leis municipais. Em Linhares, a Câmara Municipal já apresentou projetos indicativos à atual gestão relacionados ao tema, reforçando a necessidade de organização desta infraestrutura no município.























































