Após anos de reivindicações sem retorno, os profissionais de enfermagem de Linhares finalmente começam a vislumbrar um novo tempo de diálogo, respeito e valorização.
Sob a gestão do prefeito Lucas Scaramussa, a classe, que há tanto tempo luta por reconhecimento, encontra um governo disposto a ouvir, dialogar e construir soluções reais para garantir valorização, isonomia e melhores condições de trabalho.
Dialogo, valorização e esperança
Na tarde de sexta-feira (7), o prefeito recebeu em seu gabinete representantes da enfermagem, do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (COREN-ES), técnicos de enfermagem, farmacêuticos e membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. O encontro contou ainda com a presença do presidente da Câmara, Roninho Passos, e de alguns membros do secretariado do prefeito.
Entre os representantes da categoria estavam Douglas Lírio, diretor do COREN-ES, e o enfermeiro Guilherme Vieira, além de técnicos e responsáveis técnicos das unidades de saúde do município.
Durante a reunião, foi discutido o processo seletivo da Saúde, recentemente retirado de pauta, que previa salários considerados muito abaixo do mínimo e sem isonomia entre profissionais de nível superior.
Linhares inicia nova fase de valorização da saúde
A categoria apontou, por exemplo, que enfermeiros recebem valores muito inferiores aos de dentistas e outras áreas da saúde, mesmo exercendo funções de grande responsabilidade técnica.
Durante o encontro, o prefeito ouviu atentamente as reivindicações e reconheceu a importância da pauta, reforçando o compromisso de analisar as propostas e buscar soluções para garantir melhores salários, isonomia entre categorias e condições dignas de trabalho.
“Foi uma reunião muito produtiva e pacífica. O prefeito demonstrou abertura para o diálogo e sensibilidade com as dificuldades enfrentadas pelos profissionais. É um passo importante na luta pela valorização da enfermagem”, destacou Douglas Lírio, Diretor do COREN-ES, que acompanhou o encontro ao lado dos profissionais da saúde.
Entre os principais pontos tratados estão:
- Aumento salarial e correção dos valores de plantões e horas extras;
- Bonificação ou gratificação para enfermeiros que exercem função de responsáveis técnicos (RT) nas unidades;
- Garantia de isonomia entre profissionais de nível superior;
- Melhores condições de trabalho e combate à sobrecarga da categoria.
O prefeito também sinalizou que novas contratações para a área da saúde estão previstas, com um novo edital a ser lançado até o dia 31 de dezembro, garantindo continuidade aos serviços e mais estabilidade para os profissionais.























































