A Prefeitura de Linhares anunciou o início de uma nova etapa de investimentos no sistema de abastecimento de água no município. O prefeito Lucas Scaramussa assinou, na terça-feira (23), a ordem de início da licitação para a construção de sete novos reservatórios e a elaboração de projetos para três estações de tratamento, além da reativação de uma estrutura que estava fora de operação há mais de uma década.
De acordo com o prefeito, cada um dos novos reservatórios terá capacidade para armazenar 200 metros cúbicos de água potável e será instalado nos bairros Aviso, Vila Maria, Santa Cruz (Sabiá I e Sabiá II), Palmital e Interlagos. O pacote também inclui a reforma e reativação do reservatório do bairro Jardim Laguna, que estava desativado há mais de 10 anos.
Além dos reservatórios, a licitação contempla a elaboração de projetos para três novas estações de tratamento de água em regiões consideradas estratégicas e historicamente afetadas por problemas na distribuição. Estão previstas unidades no bairro Canivete, com capacidade de 15 litros por segundo; no Santa Cruz, com 10 litros por segundo; e em São Rafael, com 5 litros por segundo.
Segundo o prefeito, o investimento representa uma resposta a uma demanda antiga da população.
“São mais de 10 milhões de reais em investimentos. Essa é uma conquista muito sonhada pelos moradores, que foi planejada em equipe nos últimos meses, a qual nós trabalhamos muito para que se tornasse real e possível. Hoje podemos celebrar o pontapé inicial na resolução desse desafio que há vários e vários anos vinha sendo negligenciado, esquecido, mesmo se tratando de um ativo tão importante para a vida e a saúde dos linharenses”.
Ainda durante o anúncio no gabinete, o prefeito também anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), a Câmara Municipal de Linhares, a Associação para o Desenvolvimento de Linhares (ADEL) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Linhares.
O documento simboliza a união de esforços entre as instituições para promover melhorias nos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto do município. A proposta prevê a realização de estudos, pesquisas e a adoção de boas práticas já aplicadas em outras cidades, além da busca por soluções tecnológicas que contribuam para a modernização e maior eficiência do setor.
Proposta pelo Ministério Público, o memorando também contou com a participação da ADEL, entidade representativa da sociedade civil que atua no desenvolvimento econômico e social de Linhares.
























































